Sem categoria

Finanças Pessoais: Como Gerenciar Seu Dinheiro

orcamento

Para enfrentar os desafios das finanças pessoais, não há nada como um plano sólido e alguns objetivos motivadores. O orçamento é uma boa maneira de chegar lá.

orcamento

Definindo seus objetivos financeiros

Comprando sua primeira casa, começando uma família, aposentando-se aos 60 anos, ou viajando por vários meses do ano: estes são todos os objetivos com os quais sonhamos, mas eles têm um custo. Se você quer transformar seus sonhos em realidade, você precisa começar definindo metas financeiras. Um bom planejamento financeiro é a chave para o sucesso.

Ao definir suas metas, pense a curto e longo prazo. O que você quer realizar nos próximos meses? Você pode economizar o suficiente para pagar por umas merecidas férias depois de um ano agitado? Você deveria contribuir para um RRSP? Estes são objetivos de curto prazo.

Objetivos que estão no futuro mais do que seis meses ou um ano são metas de médio prazo, como a compra de sua primeira casa em três anos. Metas de longo prazo são projetos de vida, como decidir aos 35 anos que você se aposentará aos 60 anos.

O benefício de estabelecer seus objetivos financeiros é reconhecer quais medidas financeiras serão necessárias para alcançá-los. Embora a compra de sua primeira casa pareça estar fora de alcance aos 20 anos de idade, ela se torna mais realista quando você cria um plano de economia mensal.

Criando seu orçamento pessoal

Um orçamento pessoal é uma ferramenta diária para alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Ele permite que você acompanhe suas receitas e despesas e tenha uma noção clara de sua situação financeira. Muitas pessoas evitam fazer um orçamento porque acham que isso é necessariamente restritivo. “Um orçamento é, acima de tudo, uma questão de escolha”, diz Natalia Sandjian, planejadora financeira do Banco Nacional.

“Você tem que parar de gastar demais e ter disciplina para tomar decisões importantes todos os dias … várias vezes ao dia.”

Um orçamento bem sucedido é aquele que você é capaz de seguir. Ao estabelecer metas financeiras e criar uma estratégia para alcançá-las, é muito mais provável que você as respeite. É mais fácil colocar esse grande suéter à venda se você sabe que o dinheiro que está economizando vai para o financiamento de um ano sabático!

Os consultores financeiros pessoais também concordam com a importância de economizar um colchão financeiro equivalente a um salário de três a seis meses para despesas inesperadas. Dessa forma, se você perder seu emprego ou um ente querido ficar doente, ainda poderá pagar seu aluguel e outras despesas até que a situação volte ao normal.

Entendendo as Regras de Salvamento

Seu orçamento também inclui a quantidade de economia necessária para atingir suas metas. Começar a economizar cedo é uma estratégia altamente lucrativa porque, a cada ano, você costuma gerar um pouco de receita com suas economias, pois geralmente geram juros. Por exemplo, se você economizar US $ 10.000 a uma taxa de juros anual de 2%, terá US $ 10.200 no final do ano. Isso é um ganho de US $ 200 sem levantar um dedo!

Se você repetir o processo ano após ano, a quantidade crescente se tornará ainda maior, especialmente se você economizar regularmente. A beleza do interesse composto reside no seu efeito bola de neve: quanto mais cedo você investir, mais seu dinheiro crescerá. Também é muito menos exigente economizar US $ 20 por semana durante dez anos do que economizar US $ 200 por semana vinte anos depois. Os veículos de poupança mais rentáveis são TFSAs e RRSPs .

Reduzindo e Eliminando a Dívida

Muitos canadenses ainda vivem além de seus meios financeiros. Em média, de acordo com estatísticas do Canadá, em 2018 gastaram US $ 1,70 por cada dólar ganho. Embora uma casa possa ser vendida novamente mais tarde (é um ativo), dívidas de cartão de crédito, empréstimos pessoais e empréstimos de carro devem ser pagos de volta.

Você nunca deve esperar até que suas dívidas sejam esmagadoras para tomar conta de sua situação. Pagar as dívidas o mais cedo possível terá um efeito duradouro na sua saúde financeira futura, porque quanto mais tempo você carrega uma dívida, mais ela acaba custando. É possível reduzir suas dívidas cortando gastos não essenciais do seu orçamento, sempre pagando o valor mínimo devido, e pagando os maiores empréstimos primeiro.

Administrando seu dinheiro de acordo com suas circunstâncias

Como um estudante

Quando você está na escola, você tem que conciliar cursos, trabalhos, trabalho a tempo parcial, propinas e livros que podem ser muito caros. Para não se perder no turbilhão da vida adulta jovem, um orçamento personalizado é fundamental. Ele permitirá que você se concentre em seus estudos com preocupações sobre finanças. Muitos estudantes podem trabalhar apenas durante os meses de verão se planejarem seus gastos com sabedoria ao longo do ano.

Como pai

O nascimento de uma criança traz muitas mudanças, especialmente em termos de finanças. O fato de ter um bebê envolve muitas despesas, muitas vezes leva a uma diminuição na renda dos pais que tiram licença parental. De acordo com um estudo do Instituto Fraser, uma criança pequena pode resultar em até US $ 3.000 de despesas extras por ano para uma família, e você pode esperar cerca de US $ 4.500 a mais por ano com um adolescente. É uma boa ideia planejar seu orçamento se você quiser começar uma família.

Às vezes você precisa comprar uma casa maior para acomodar sua família. Uma primeira casatambém requer planejamento de médio prazo.

Como um aposentado

Aposentadoria é, obviamente, um tempo para se divertir, mas isso não é motivo para perder de vista suas finanças. Aposentadoria é muitas vezes acompanhada por uma diminuição na renda, assim que seus gastos devem seguir o exemplo.

É importante respeitar sua capacidade financeira, diz Natalia Sandjian. “O papel de um planejador financeiro é também um conselheiro na vida cotidiana. Lembro-me de uma cliente aposentada de 70 anos que me ligou diretamente de uma revendedora de carros para me perguntar se tinha meios para comprar o conversível dos sonhos dela. Eu olhei para o arquivo dela, e eu disse a ela para ir em frente!

Uma aposentadoria bem planejada será mais agradável, uma vez que não implicará em uma grande redução na sua qualidade de vida. É por isso que começar a economizar cedo é sempre uma estratégia vencedora.

4 sinais de que suas finanças pessoais não estão indo bem

Há um saldo devido ao seu cartão de crédito no final do mês

Os cartões de crédito são uma fonte de crédito de curto prazo que você deve pagar mensalmente. As taxas de juros são muito altas para usá-las de outra maneira.

Você está vivendo Paycheque to Paycheque

Você precisa ser capaz de lidar com despesas inesperadas sem se endividar, porque sempre haverá surpresas para as quais você precisa estar preparado!

Você não conseguiu salvar

As economias devem ser incluídas no seu orçamento, como qualquer outra despesa. Afinal, você merece usar um pouco do seu suado dinheiro para investir em seus projetos, e não apenas pagar pelo custo de vida.

Há uma lacuna entre suas prioridades e sua realidade

Sentir-se sobrecarregado pela sua situação financeira e não conseguir investir naquilo que considera importante é definitivamente uma grande bandeira vermelha.

About the author

legalpb

Add Comment

Click here to post a comment

RSS Notícias Quentinhas

  • Campos Neto nomeia servidor do Banco Central como presidente do novo Coaf 20 de agosto de 2019
    Ricardo Liáo é o atual diretor de Supervisão do Coaf. Órgão de controle foi reformulado e passará a se chamar Unidade de Inteligência Financeira. O economista e servidor do Banco Central, Ricardo Liáo, durante audiência na Câmara dos Deputados Antonio Araújo/Câmara dos Deputados O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nomeou nesta terça-feira (20) […]
  • China diz que população tem direito à opinião, após denúncias de Twitter e Facebook 20 de agosto de 2019
    Ministério das Relações Exteriores da China defendeu o direito do povo chinês e da mídia de fazer ouvir suas vozes sobre os protestos em Hong Kong. Ministro chinês afirma que população tem o direito a se expressar ao ser questionado por bloqueio de Twitter e Facebook glaborde7/Creative Commons A China disse nesta terça-feira (20) que […]
  • Novo Coaf terá 'independência necessária da política', diz Maia 20 de agosto de 2019
    Para presidente da Câmara, medida provisória que reestrutura o órgão evitará que conselho seja usado de 'forma indevida'. Coaf passará do Ministério da Economia para o Banco Central. Rodrigo Maia deu entrevista para a imprensa nesta terça-feira (20) na Câmara dos Deputados Fernanda Calgaro/G1 O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira (20) […]
  • Itaú não descarta queda do PIB no terceiro trimestre 20 de agosto de 2019
    Segundo economista-chefe, dados ainda são preliminares, mas mostram fraqueza da economia brasileira no período. No segundo trimestre, banco estima alta de 0,5%. Economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita Fabio Tito - G1 O economista-chefe do banco Itaú, Mario Mesquita, disse nesta terça-feira (20) que os indicadores já disponíveis sobre o desempenho da economia brasileira no terceiro […]
  • Guedes e Toffoli lançam plano para reduzir processos contra a Previdência Social 20 de agosto de 2019
    De acordo com o STF, 48% de processos novos na Justiça envolvem benefícios previdenciários e assistenciais. Entre outros, plano prevê resolução de conflitos por meio de conciliação. O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, lançaram nesta terça-feira (20), durante cerimônia em Brasília, uma estratégia nacional integrada para […]
  • BNDES prorroga prazo para renegociação de dívidas de crédito rural 20 de agosto de 2019
    Programa financia até 100% do valor com prazo de até 12 anos. Programa do BNDES tem capacidade de auxiliar na renegociação de até R$ 5 bilhões em dívidas rurais Marcos Santos/USP Imagens O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou de 30 de setembro deste ano para 30 de dezembro de 2020 o […]
  • Coaf é reformulado, mas compartilhamento de dados ainda é incerto 20 de agosto de 2019
    MP que transfere o Coaf para o Banco Central é publicada no Diário Oficial Enquanto o Coaf é reformulado, muda de nome para Unidade de Inteligência Financeira e é transferido para o Banco Central, o poder de atuação do conselho ainda não está totalmente definido. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) lembram nos bastidores que […]
  • Confiança do empresário industrial sobe em agosto pelo terceiro mês consecutivo, diz CNI 20 de agosto de 2019
    Índice é maior entre médias e grandes empresas. Para a entidade, maior confiança está relacionada a boas notícias como queda dos juros e aprovação da reforma da Previdência. Funcionária trabalha em linha de produção de indústria. Divulgação/Arquivo/Agência Brasil O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 2 pontos em agosto, chegando a 59,4. Foi […]
  • CCJ do Senado começa debates sobre reforma da Previdência 20 de agosto de 2019
    Secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, participou de audiência e espera que cronograma será cumprido. Votação final, no plenário, está programada para outubro. O secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, fala na CCJ ao lado da presidente do colegiado, Simone Tebet. Ao lado dela, o relator da PEC, Tasso Jereissati Divulgação CCJ / […]
  • FMI enviará missão à Argentina em breve 20 de agosto de 2019
    Candidato de oposição disse que país nas atuais condições não pode pagar sua dívida. Alberto Fernández discursa após a votação nas eleições primárias na Argentina Agustin Marcarian/Reuters O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira (20) que uma equipe de analistas viajará "em breve" a Buenos Aires e que a instituição mantém um "diálogo contínuo […]
  • Bovespa opera perto da estabilidade, ainda abaixo de 100 mil pontos 20 de agosto de 2019
    No dia anterior, o Ibovespa recuou 0,34%, a 99.468 pontos. A turbulência nos mercados internacionais O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, oscila na tarde desta terça-feira (20), após cair mais de 1% mais cedo e tocar mínima de dois meses atrás. A melhora no desempenho das ações da Vale […]
  • Metrô de SP abre 52 vagas para estágio 20 de agosto de 2019
    Período de inscrição vai de 30 de agosto a 13 de setembro. Vagas são para quem tem ensino superior ou curso técnico profissionalizante. Passageiros aguardam para embarcar no Metrô de SP Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo O Metrô de São Paulo vai selecionar candidatos para 52 vagas de estágio. A seleção será feita pelo Instituto Via […]
  • Lucro das 3 maiores estatais de capital aberto no 2º trimestre é o maior já registrado, diz Economatica 20 de agosto de 2019
    Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras lucraram, juntas, R$ 28,6 bilhões, com o resultado puxado pela venda de subsidiárias. Os lucros das 3 maiores estatais de capital aberto brasileiras (Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras) somaram, juntos, R$ 28,6 bilhões no 2º trimestre. Segundo levantamento da provedora de informações financeiras Economatica, trata-se do maior resultado […]
  • Os chips que podem revolucionar a pesquisa médica e diminuir uso de animais de laboratório 20 de agosto de 2019
    A tecnologia substituirá os seres vivos, reduzindo a necessidade de animais de laboratório, inspirando curas para doenças raras e oferecendo até uma forma de ressuscitar espécies em extinção. Ken-Ichiro Kamei segura um dos seus 'corpos em um chip' Rachel Nuwer/BBC Quando Ken-Ichiro Kamei, engenheiro da Universidade de Kyoto, sai para beber com seus amigos, ele […]
  • Conselho do FGTS aprova distribuição R$ 12,2 bilhões em lucro para os trabalhadores 20 de agosto de 2019
    Recursos serão depositados nas contas ativas e inativas com saldo em 31 de dezembro de 2018. O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou na segunda-feira (19) o pagamento de 100% do lucro do fundo no ano passado. Com a medida, serão distribuídos R$ 12,22 bilhões nas contas ativas e […]

Agenda

agosto 2019
D S T Q Q S S
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031