Negócios

4 etapas para negociar um contrato, com estilo

advogado

Um erro comum é desvalorizar o contrato.

Nós não dizemos a você porque somos advogados e precisamos comer; de fato, temos o suficiente para que às vezes os contadores trabalhem como um advogado deveria fazer.

De fato, nem tudo precisa ser regulamentado por contrato. Obviamente, uma avaliação dos riscos envolvidos em uma operação deve ser feita para analisar se um contrato por escrito é necessário.

Confira também: Tudo Sobre Compliance.

Eu digo ação, porque os contratos, em regra, não precisam de ação, apenas o acordo de vontades.

Se você vai comprar uma campainha de borracha, não precisamos de um contrato de 10 páginas. O “contrato”, nesse caso, é a cédula simples. 

Semelhante com os táxis. Eu entro, eu pago, ele me leva ao meu destino. Não precisamos assinar um contrato.

Então, quando é recomendado escrever o contrato? A lei nos fornece um parâmetro no código civil, que declara: 

Portanto, para uma questão probatória, devem ser escritas obrigações de cerca de 90.000 pesos.

Isso geralmente é ignorado por algo muito prático. Ninguém vai a tribunal por US $ 90.000 pesos. O julgamento em si é muito mais caro. 

Quanto custa uma avaliação em média? Qualquer julgamento que busque conformidade com um contrato ou pagamento de serviços, pelo menos, deve custar cerca de US $ 800.000 entre advogados e custos de julgamento.

Isso significa que você só faz contratos se o valor for mais que o dobro do que é rentável em tribunal? Não.

Isso porque fazer um contrato tem um ônus que, inconscientemente, talvez aumente as chances de que você atenda às condições desse contrato, portanto é menos provável que vá a julgamento.

Além disso, como imagem, será bem visto pelos seus clientes que você envia contratos para cada operação. Eles o verão como uma empresa séria e confiável.

Vamos com o prometido

Tratamentos preliminares

As negociações preliminares são entendidas como as conversas mantidas entre as partes, nas quais é apresentada a posição de ambas em um assunto específico e as primeiras abordagens são feitas na tentativa de chegar a acordos para concluir um contrato final.

Nesta fase, é possível chegar a vários acordos, especialmente os de confidencialidade, que protegem especialmente as informações confidenciais compartilhadas entre as partes. Portanto, se uma das partes não cumprir esses acordos, gera uma responsabilidade pré-contratual e pode solicitar a reparação de possíveis danos.

A oferta

Somos confrontados com uma oferta sempre que uma das partes faz uma proposta concreta para a outra, com a possibilidade de responder a ela através de sua aceitação ou rejeição.

Quando a parte que deve aceitar ou rejeitar a oferta modifica algum de seus termos, uma nova oferta é gerada automaticamente.

É importante observar que quem quer que emita uma oferta deve ser responsável por sua oferta, não podendo se retratar prematuramente, pois há momentos e momentos para se arrepender. Não posso estar em palavras simples quando o licitante deseja. Isso poderia gerar o dever de indenizar o contrário.

Observando o exposto, diremos que quem propõe a oferta pode se arrepender no período intermediário, isso ocorre entre a oferta e a aceitação.

Agora, se você prometeu esperar por uma resposta antes de fazer uma contraproposta, terá a obrigação de esperar até que esse fato ocorra.

Por que você tem que ter tanto cuidado com a retirada abrupta das negociações de um contrato?

Como se entende que, no momento do envio da oferta, o possível aceitador ao considerar a oferta deixou de fora outras oportunidades de negócios, muitas vezes talvez as rejeitando, por ter a intenção de aceitar e contratar a oferta enviada, portanto Se o licitante se arrepender sem respeitar os acordos de, por exemplo, esperar por um determinado período e esse período ainda não estiver concluído, ou se ele prometeu esperar por uma resposta e ainda não foi recebido, isso causaria um dano óbvio à parte contratante. .

Vamos dar um exemplo:

Camila envia uma oferta de contrato a Sebastián, e Sebastián decide considerar a proposta de Camila, pois parece conveniente para seus negócios

Assim, Sebastian rejeita as ofertas de Juan e Pedro, por dar prioridade às de Camila, e isso sem aviso expresso e oportuno lamenta e revoga a oferta.

Nesse caso, Camila pode ter que compensar Sebastian pelas despesas incorridas e pelos danos sofridos pela responsabilidade pré-contratual (ou na contratação , em latim).

Agora, no mesmo exemplo, vamos entender que Camila não se retratou em tempo hábil, pois Sebastian já havia aceitado a oferta

Esse arrependimento de Camila não produz efeitos legais; portanto, Camila deve cumprir o contrato proposto ou Sebastian pode processar por quebra de contrato.

Aceitação

Depois que o destinatário da oferta recebe e aceita a proposta sem ter reservas, reparos ou querer modificá-la, o consentimento é dado.

Em muitos contratos, a aceitação é suficiente para dar origem aos termos do contrato, sem qualquer formalidade.

Por exemplo, ao lidar com empreiteiros separados por grandes distâncias territoriais, um e-mail seria suficiente para dar origem à relação legal entre eles.

O importante, como dissemos no início, é que um contrato é um acordo de vontades, que geralmente não exige ação. Se você puder provar que ofereceu A em troca de B, terá um contrato que no julgamento não lhe dará problemas

Fechamento de Negócios

Essa etapa é excepcional e ocorre apenas nas ocasiões em que apenas o consentimento das partes não é suficiente, ou seja, nas quais são necessárias formalidades para melhoria, como nos casos em que a transferência de imobiliário, onde por lei o contrato deve ser se ou se for escrito por escritura pública.

Conclusões

Podemos concluir que é muito importante conhecer as etapas anteriores à formação de um contrato, pois elas facilitam o processo de acordos.

Agora, sem prejuízo de tudo, se você puder escrever um contrato, faça-o, além do tema da «2 UTM», o sujeito em prova e o tema da imagem que permite projetar, dê-nos a clareza de que deveríamos ou não fazer

Também fique de olho nesses estágios de negociação, porque as responsabilidades civis podem ser efetivamente geradas.

RSS Notícias Quentinhas

  • Sine Maceió oferta mais de 80 vagas de emprego 23 de janeiro de 2020
    Interessados devem procurar posto do Sine no centro da cidade, com documentos pessoais, currículo e certificado de cursos. Sine Maceió tem mais de 80 vagas de emprego disponíveis Pei Fon/Secom Maceió O Sine Maceió divulgou nesta quinta-feira (23) que há 87 vagas de empregos disponíveis para quem está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho. […]
  • Em Davos, o espectro de uma guerra fria tecnológica entre China e EUA 23 de janeiro de 2020
    5G, chips, inteligência artificial: China e Estados Unidos assinaram uma trégua comercial, mas sua rivalidade tecnológica não diminuiu. Presidente da China, Xi Jinping, e presidente dos EUA, Donald Trump, se cumprimentam em imagem de novembro de 2017. Damir Sagolj/Reuters Uma semana após o acordo comercial intermediário entre Pequim e Washington, a batalha tecnológica ocupa o […]
  • Unicamp é vítima de hackers e informa que houve violação de dados privados 23 de janeiro de 2020
    Universidade de Campinas montou equipe para identificar o que provocou o incidente. Não há informações sobre qual é a extensão dos danos. Estudantes no campus da Unicamp, em Campinas Antonio Scarpinetti / Unicamp A Unicamp informou nesta quinta-feira (23) que foi alvo de hackers que violaram alguns de seus sistemas computacionais, com "consequente vazamento de […]
  • Grupo abre seleção com 600 vagas para pessoas com deficiência na região de Ribeirão Preto 23 de janeiro de 2020
    Primeira etapa ocorre nesta sexta-feira (24), em Sertãozinho. Empresa do setor sucroenergético oferece oportunidades para motorista, analista administrativo, soldador, entre outras. Motorista é uma das vagas oferecidas a pessoas com deficiência na região de Ribeirão Preto (SP) Divulgação/Biosev Uma empresa do setor sucroenergético abriu um processo seletivo com 600 vagas nas áreas administrativa, industrial e […]
  • Casa Branca diz que está levando a sério roubo de informações do celular de Jeff Bezos 23 de janeiro de 2020
    Homem mais rico do mundo e fundador da Amazon, Bezos supostamente foi hackeado após receber um vídeo do príncipe herdeiro da Arábia Saudita pelo WhatsApp. ONU pede investigação sobre suposta invasão do celular do bilionário Jeff Bezos A Casa Branca afirmou nesta quinta-feira (23) que está levando a sério as denúncias de que a Arábia […]
  • Em Davos, Guedes diz que avalia imposto sobre cigarro, álcool e produtos com açúcar 23 de janeiro de 2020
    Em Davos, ministro disse que o sistema tributário de vários países prevê a cobrança do “imposto do pecado” para diminuir o consumo de produtos que fazem mal para a saúde. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (23) que o governo avalia uma cobrança de tributos sobre cigarros, álcool e produtos com açúcar […]
  • Procon-SP multa Decolar em R$ 1,1 milhão por variar preço de hospedagem de acordo com localização do cliente 23 de janeiro de 2020
    De acordo com órgão, a Decolar também estabeleceu em contrato uma cláusula em que se coloca como intermediária nas compras, se eximindo da responsabilidade pela prestação dos serviços e pela qualidade. O Procon-SP multou a Decolar – buscadora de passagens, hospedagem e pacotes de viagem – em R$ 1,1 milhão por infringir dois artigos do […]
  • Governo vai propor alteração no cálculo da inflação para reajuste do salário mínimo, diz secretário 23 de janeiro de 2020
    Reajuste pode passar a considerar inflação de dezembro de um ano a novembro do outro, disse Waldery Rodrigues (Fazenda). Regra atual considera inflação de janeiro a dezembro. Secretário-especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. Alexandro Martello (Portal G1) O secretário-especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, informou nesta quinta-feira (23) que […]
  • Governo estuda opção de convocar militares da reserva para reduzir fila do INSS, diz Mourão 23 de janeiro de 2020
    Ideia anunciada inicialmente pelo governo era a de contratar os militares. No entanto, Palácio do Planalto avalia que medida pode não ser aprovada pelo Tribunal de Contas da União. Mourão disse que governo pode optar por convocar militares da reserva para atuar no INSS O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, afirmou nesta quinta-feira […]
  • Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel nas refinarias 23 de janeiro de 2020
    Estatal vai reduzir o preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias em 1,5% e 4,1%, respectivamente, a partir de sexta-feira (24). Refinaria da Petrobras em Paulínia (SP) Paulo Whitaker/Reuters A Petrobrás informou nesta quinta-feira (23) que vai reduzir o preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias em 1,5% e 4,1%, respectivamente, […]
  • Fitch reduz nota da dívida argentina em moeda local para 'calote restrito' 23 de janeiro de 2020
    Rebaixamento foi anunciado após o governo trocar voluntariamente bônus de curto prazo por títulos que vencerão em setembro. A agência de classificação de risco Fitch reduziu para "default restrito" (RD) a nota da dívida argentina de longo prazo em moeda local, mas manteve em "CC" (alto risco de calote) a dívida em moeda estrangeira. O […]
  • Economia global deverá ter até 6 moedas fortes em 20 anos, diz Guedes em Davos 23 de janeiro de 2020
    Segundo o ministro, o dólar não será substituído, mas poderá diminuir relevância. Paulo Guedes participa de painel em Davos Walter Duerst/Fórum Econômico Mundial/Divulgação O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (23) que o dólar deve diminuir a sua importância e o mundo poderá ter 4, 5 ou 6 moedas fortes daqui a 20 […]
  • Amazon pede que Justiça dos EUA interrompa contrato da Microsoft com Pentágono 23 de janeiro de 2020
    Empresas disputaram em 2019 por projeto de computação em nuvem do Departamento de Defesa, avaliado em US$ 10 bilhões. A Amazon entrou com uma petição na Justiça na quarta-feira (22) para impedir que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e a Microsoft deem continuidade a um acordo para contratação de serviços de computação em […]
  • Lucro da American Airlines supera estimativas com forte demanda de viagens 23 de janeiro de 2020
    Empresa está sob pressão desde a suspensão mundial das aeronaves 737 MAX da Boeing em março do ano passado. A American Airlines divulgou lucro trimestral que superou as estimativas de Wall Street nesta quinta-feira (23), com a forte demanda de viagens e menores custos de combustível que reduziram o impacto de cancelamentos de voos da […]
  • Brasil pede à Índia corte de taxas de importação sobre o frango 23 de janeiro de 2020
    País impõe impostos de importação de 100% sobre produtos do animal e de 30% sobre frangos inteiros. Taxação é considerada elevada pelo setor. Brasil quer entrar no mercado de carne de frango da Índia Governo do Santa Catarina/Divulgação O Brasil quer que a Índia reduza taxas sobre a importação de frango e produtos de frango, […]

Agenda

dezembro 2019
D S T Q Q S S
« set   jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031