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Marketing Digital: Uma Breve Introdução sobre a Estratégia que está Mudando o Mundo dos Negócios

Marketing_Digital

Nas últimas décadas o marketing digital se tornou uma das estratégias mais importantes para a publicidade, o comercial e a comunicação externa de várias empresas do mundo.

A quantidade de vagas de emprego e cargos fixos que surgiram em torno dele também é notável, e pode ir desde funções mais operacionais como a de redatores e designers até cargos estratégicos de managers e diretores.

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Você sabe o que é um social media, por exemplo? Trata-se de um profissional que cuida das mídias sociais de uma empresa. 

Alguns funcionários dessa área chegam a trabalhar apenas pelo celular, podendo dispensar o computador sempre que quiserem.

Nisso é que se deu a divisão entre o marketing on-line e o marketing off-line, que é aquele que ocorre fora da esfera digital, nos antigos canais de comunicação como televisão, rádio e telemarketing, entre outros.

Com isso, praticamente não existe grande marca que não conte com frentes de comunicação como:

  • Os motores de busca;
  • As redes ou mídias sociais;
  • O e-mail marketing;
  • Os blogs ou vlogs, etc.

Isso para ficar em apenas algumas das várias estratégias possíveis no universo digital.

O mais interessante é a democratização que esse tipo de marketing pode trazer. Certamente uma das maiores vitrines da atualidade é a dos motores de busca como Google, Bing e Yahoo.

Como é sabido, qualquer empresa pode conseguir um bom ranqueamento nessas plataformas, pagando pela publicidade do PPC (Pague por Clique), que é bem mais acessível do que as antigas mídias pagas.

Ou, o que é ainda mais incrível: qualquer um pode dominar a primeira página dos buscadores de graça, investindo apenas know-how e esforço para aplicar as famosas estratégias de otimização de páginas, algo sem precedentes no marketing como um todo.

Contudo, para que uma empresa chegue a alcançar resultados práticos dentro desse universo que está mudando o mundo dos negócios, é preciso que os responsáveis compreendam alguns pontos essenciais sobre o marketing digital.

Adiante trataremos dos mais indispensáveis. Então, se você deseja sair daqui treinado no assunto, siga conosco até o fim da leitura.

Identificando o seu público-alvo ou persona

Muitas empresas cometem o erro de levar para o marketing on-line algumas limitações que eram típicas do marketing off-line.

Talvez o maior exemplo seja o da panfletagem. Certamente essa estratégia era bastante pulverizada, e exigia que grande parte do material impresso acabasse nas mãos de pessoas que talvez não ligassem a mínima para aquele serviço/produto.

Ou seja, se a empresa prestava serviço de limpeza de couro automotivo, podia acabar distribuindo flyers e panfletos para pessoas que nem sequer tinham automóvel com banco ou tapeçaria de couro.

No marketing digital não precisa ser assim, pois ele permite uma segmentação incrível. De modo que é possível garantir que apenas as pessoas interessadas em determinada solução tenham acesso ao seu conteúdo publicitário.

Por isso uma dica bacana para quem está iniciando é: conheça muito bem o seu público-alvo. 

Defina a sua “persona” e saiba onde exatamente ela está, o que mais a agrada e o que mais a desagrada nas relações comerciais.

Por exemplo, se a empresa decide focar seus esforços em automação de iluminação residencial, é possível montar um banco de leads que vá se tornando cada vez mais filtrado, e que não perca tempo disparando material para e-mails de pessoas jurídicas.

O modo mais assertivo de fazer isso é pelos motores de busca, dos quais falaremos adiante.

Os grandes buscadores: quando utilizar SEO e PPC

Não é segredo para ninguém que o Google domina mais de 90% das buscas realizadas nos computadores do mundo inteiro. 

Se analisamos as buscas móveis (feitas por meio de celulares e tablets), o número sobe para mais de 98%.

Os dados são da própria gigante dos buscadores. E várias empresas de análise e informação corporativa confirmam os índices, como a Serasa Experian, que é brasileira.

Com isso, não é difícil imaginar o resultado que uma empresa de pequeno porte pode ter ao conseguir se ranquear bem com a palavra assistência técnica de ar condicionado, por exemplo. Afinal, cada vez que alguém procurar por esse termo, vai encontrá-la em poucos segundos.

O SEO (Search Engine Optimization) é responsável por permitir isso sem custos financeiros para o negócio. 

As exigências impostas são a respeito da qualidade e originalidade dos conteúdos publicados em cada página.

Além disso, talvez o dado mais relevante aqui seja o de que não são apenas as pessoas físicas que utilizam essas plataformas no seu dia a dia, mas também as grandes marcas.

Ou seja, embora as corporações tenham outros canais de fornecimento e parceria, não é raro que elas acabem utilizando o Google e outros motores de busca para encontrar novos contatos e oportunidades de negócio.

Por isso mesmo, a publicidade paga do PPC, acima mencionado, também faz muito sucesso. 

Em alguns casos, também se torna questão de status constar na primeira página dessas plataformas tão famosas.

Com isso, é possível concordar que uma marca que queira se destacar na área de levantamento topográfico com drone, certamente precisará disputar espaço nessa que se tornou uma das maiores vitrines do mundo.

Em ambos os casos a assertividade do recurso é o que mais surpreende, pois somente irá encontrar determinada página quem buscar exatamente pelo que a empresa faz.

Como utilizar as mídias sociais da melhor maneira?

Aprofundamos acima a questão dos buscadores para ilustrar melhor a assertividade do marketing digital. 

Mas ainda é possível voltar à pauta da persona da sua marca, deixando-a mais clara pelo exemplo das redes sociais.

Com o advento dessas mídias as empresas descobriram que precisam ter uma voz e quase que um rosto diante do seu público. 

Quer dizer, é possível e preciso falar com as pessoas mais ou menos como se a marca fosse uma “pessoa real”.

Isso que é utilizado pelas grandes marcas de alimentação, roupa, bancos financeiros e afins, também pode ser aplicado a qualquer segmento, inclusive os de tipo B2B (Business to business), como um negócio de catering e refeição corporativa.

O importante nas redes sociais é que a empresa consiga assumir uma voz informal e até intimista sem comprometer seu profissionalismo e idoneidade.

Ao explorar o ramo da alimentação, por exemplo, ela pode fazer uma gracinha com o fato de que os termos “comer” e “comemoração” têm o mesmo radical. Bem como é possível compartilhar alguns dos famosos “memes” que circulam na internet.

Isso não irá contra nenhuma ética e ainda tornará o cliente mais próximo da marca. Ainda assim, também é preciso lembrar que existem redes sociais corporativas, para empresas que têm um discurso mais tradicional.

Afinal, algumas empresas de saúde, ou mesmo de segurança que lidam com controle de acesso digital e serviços similares, podem preferir esse tipo de espaço digital mais formal e menos brincalhão.

De todo modo, qualquer mídia social serve não apenas para dar um rosto à marca, como também para captar leads, prospectar clientes ou mesmo efetivar vendas on-line.

Aproveitando o mesmo material de várias formas

Existe uma estratégia que os mais acostumados com marketing digital já podem achar até “ultrapassada”, que é a do e-mail marketing.

Na verdade, segundo pesquisas, somente o provedor Gmail já conta com mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo.

Quando falamos na realidade nacional, os dados são ainda mais promissores: mais de 81% dos brasileiros acessam o e-mail em vários momentos do dia.

O modo mais fácil de aplicar essa modalidade é por meio das newsletters. Lembrando que ela pode e deve se integrar às demais táticas citadas, já que as pessoas assinarão o formulário para novidades em suas páginas do site ou mesmo das redes sociais.

Ou seja, ao ler uma matéria/postagem sobre instalação de elevador residencial a pessoa se inscreverá para receber os boletins informativos. 

Depois disso seu compromisso será o de gerar conteúdos de qualidade e manter o público engajado.

Assim, quando você disparar um e-mail que já não seja apenas sobre novidades do mercado, mas sobre uma solução ou promoção que sua marca está lançando, os leitores estarão totalmente abertos à sua proposta.

Mais uma boa razão para desenvolver a estratégia de newsletters é que elas podem se integrar com outra frente bastante importante: a dos blogs e vlogs, que também são centrais no universo do marketing digital.

Assim, ao gerar um conteúdo sobre polimento de mármore e granito a empresa pode aproveitar para aplicar o mesmo material bruto a vários formatos possíveis, transformando-o em posts de blog ou scripts de vídeos para compartilhamento em vlogs.

Com isso vemos como as principais estratégias de marketing digital podem se relacionar entre si mesmas. 

E fica claro que ao mudar drasticamente o mundo dos negócios elas exigem que as empresas se adaptem a essa nova realidade.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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